PROJETO: LEITURA É CULTURA
JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que um dos principais
problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os educandos têm de ler
, compreender e produzir textos. Essa é
uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua
Portuguesa, mas de toda a categoria docente. A leitura proficiente tem
infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, pois
necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o conjunto de
conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Por isso, a
capacidade do ser humano de compreender os textos depende da relação entre o
cérebro e os olhos.
Também faz parte desse processo de
compreensão, o tipo de linguagem utilizada no texto, que pode facilitar ou
dificultar a leitura. Se o leitor não domina o tipo de linguagem do texto,
dificilmente vai chegar a uma compreensão satisfatória porque os olhos se apoiam
no significado daquilo que vêem. Ou seja, vai apenas decodificar os símbolos
escritos, mas não vai chegar a uma compreensão efetiva e o ato de ler se perde
em sua essência.
Infelizmente, é a leitura de
decodificação que tem predominado entre a maioria dos estudantes. Esse fato pode ser facilmente observado
quando não conseguem alcançar o significado de simples comandos de atividades
corriqueiras de sala de aula, o que tem reflexo também nas produções de suas
respostas a questões analítico discursivas, já que o ato de escrever está sendo
reduzido apenas às atividades de cópia, inclusive nos trabalhos de pesquisa. Entende
se que se faz necessário um trabalho de
motivação a leitura contínua, tornando-se um hábito cultural.
OBJETIVO GERAL:
·
Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório
para o trabalho de leitura e escrita, envolvendo toda a organização escolar no
projeto.
·
Oportunizar para a comunidade escolar o acervo
de inúmeras obras literárias de vários autores, buscando sempre ampliar seus
conhecimentos e suas capacidades criativas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver o comportamento e habilidades de leitor e escritor
para ampliar o repertório com vistas às produções escritas.
·
Estimular hábitos culturais nos alunos no
processo de leitura e escritos permanente para atualizar-se frente aos desafios
e perspectivas do mundo.
·
Integrar a família no processo de ensino e aprendizagem
do aluno na leitura e escrita.
Conteúdo:
- Leitura e escrita
- Tempo: ano 2012
- Público:1º 2º 3º ciclo e a EJA
Desenvolvimento:
1º passo:
- Socializar com os alunos o e a comunidade escolar o projeto e seus objetivos e ações.
2°passo
- Elaborar um cronograma com dias e horários que irá acontecer para todos os envolvidos.
3ºpasso
- Elaborar um convite especial para os que irão ler na 3ª sexta feita.
4ºPasso
- Encaminhar documentos pedindo ônibus para os alunos.
CRONOGRAMA DAS AÇÕES
AÇÕES
|
COMO
|
QUANDO
|
Leitura pelo professor
|
O professor escolherá um texto de acordo com a
sua disciplina para a realização da leitura.
|
1ª - Sexta-feira do mês
1º Horário de aula
|
Leitura pelo aluno nas salas
dos colegas
|
Os alunos realizarão leitura para outra
turma|(escolhido com antecedência)
Registrar na pasta de controle o nome do aluno
e o texto lido
|
2ª Sexta-feira
1º Horário de aula
|
Leitura pelos pais
|
Enviar convite para os pais antecipadamente
para a realização da leitura
|
3ª Sexta-feira
1º Horário de aula
|
Leitura pelos gestores e
auxiliares de secretaria.
|
Caracterizados de acordo com o escritor
|
4ª Sexta-feira
1º Horário de aula
|
Leitura pelo aluno(diária)
|
Os alunos
realizarão leitura na sala de aula(escolhido com antecedência)
|
De Segunda-feira a Quinta-feira
1º Horário de aula
|
Recreio literário-
|
Leitura feita pelo aluno através da rádio da
escola
|
Diariamente
|
Leitura nos quatro cantos do
bairro
|
Apresentação de leituras pelos alunos nos
pontos do nosso bairro
|
25/05/2012 Sexta-Feira
|
ATIVIDADES
DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DO 3 CICLO
Leitura pelo aluno. |
Leitura pela aluna. |
Depois de Ler para os alunos. |
A Srª Maria José lendo para os alunos. |
A Coordenadora Alcirene |
A Professora Maltide |
O Edcarlos Auxiliares de secretaria lendo para os alunos. |
O Sr. Ari, auxiliares de secretaria lendo na sala para os alunos. |
Leitura pela Gestora Noelia. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário